Como verificar e Testar o DNS de seus servidores

dnsO que é DNS Reverso?

Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

Verificação de DNS Reverso.

Como todos sabem, o DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Dominio) é responsável por informar o nome ou número IP dos Hosts do domínio em uma rede, tornando-se indispensável quando o assunto é “E-mail” .

A maioria dos servidores de e-mail utilizam a checagem do DNS Reverso para combater o famoso SPAM, uma praga constante na vida de qualquer administrador de sistemas. Qualquer um pode enviar e-mails colocando no campo do remetente o servidor do seu domínio, mas um servidor configurado para checar o DNS Reverso vai descobrir a farsa e classificar os e-mails forjados como spam.

Abaixo segue um exemplo para checar se um domínio possui seu reverso configurado:

# host www.telefonica.com.br

www.telefonica.com.br has address 200.205.125.100

O comando acima mostra que o domínio www.telefonica.com.br aponta para o IP: 200.205.125.100 . Para saber se o domínio possui seu reverso configurado, basta realizar o mesmo comando para o número IP conforme o exemplo abaixo:

# host 200.205.125.100

100.125.205.200.in-addr.arpa domain name pointer www.telefonica.com.br.

De acorodo com a resposta do comando, percebemos que o IP informado tem seureverso configurado corretamente, ou seja, constatamos com o teste acima a autenticidade do IP.

Abaixo segue um exemplo de IP que não possui seu DNS Reverso configurado corretamente:

# host 195.189.234.244

Host 244.234.189.195.in-addr.arpa not found: 3(NXDOMAIN)

Para checar se o seu reverso é válido, siga o processo idêntico ao exposto acima. Primeiro encontre qual o apontamento reverso e depois, com esse resultado, faça a resolução direta. O ip de resultado deve bater com o IP pesquisado.

Existem ferramentas na Internet que possibilitam esse tipo de checagem, com eles é possível fazer uma análise bem detalhada de um DNS, vale a pena conferir.

Podemos tambem testar o reverso do DNS com a página do terra:

http://www.terra.com.br/postmaster

Temos outras ferramentas para aprofundar um pouco mais:

http://www.dnsreport.com

http://www.ipok.com.br

http://www.dnsstuff.com

Related Posts

Leave a Comment